88% dos brasileiros apoiam punição a candidatos que usam fake news, revela pesquisa Febraban

A 16ª edição da pesquisa Observatório Febraban, realizada pelo Ipespe, revelou que 88% dos brasileiros são favoráveis à punição de candidatos que usam ou se beneficiam de notícias falsas durante as eleições. Entre os entrevistados, 52% defendem a impugnação da candidatura, 14% preferem multas, 12% apoiam a suspensão da campanha, 10% sugerem a suspensão completa da propaganda eleitoral e 3% indicam apenas uma repreensão pública.

Segundo a pesquisa, as fake news são um dos temas mais preocupantes durante o período eleitoral, e 73% da população deseja punições severas para quem se aproveitar dessa prática.

A pesquisa também investigou o que influencia os eleitores na escolha de candidatos: 43% valorizam as propostas apresentadas, 29% consideram a experiência administrativa e 17% são influenciados pelo desempenho em debates.

Além disso, 59% dos entrevistados já receberam fake news, 30% sentiram-se prejudicados por elas e 25% relataram bloqueios em grupos de WhatsApp devido a discussões políticas.

Recentemente, foi lançada uma cartilha com orientações para detectar notícias falsas e evitar desinformação durante as eleições. A cartilha está disponível online e visa ajudar os internautas a identificar boatos e fraudes.

A pesquisa também apontou que 68% da população tem grande interesse nas eleições de outubro para prefeito e vereador, sendo que 93% consideram a escolha do prefeito importante e 79% a eleição dos vereadores relevante.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.