TCU e TCE defendem diálogo com prefeitos municipais e buscam melhorias na qualidade dos serviços ao cidadão

Os gestores públicos devem ser vistos como nossos colaboradores. Precisam aprender a não errar. O diálogo público tem esse compromisso, que é orientar a gestão e ouvir demandas, proporcionando a trocar experiências – enfatizou o presidente do Tribunal de Contas da União – TCU, ministro Vital do Rêgo Filho, durante entrevista na manhã desta segunda-feira (24), em João Pessoa, onde abriu o programa “Diálogo Público Paraíba”, evento promovido pelo órgão, em parceria com o TCE-PB, com o objetivo de buscar soluções para os desafios da administração pública enfrentados pelos municípios.
Ao lado do conselheiro Fábio Nogueira, Vital do Rêgo enalteceu o apoio do Tribunal de Contas da Paraíba, que abriu as portas ao TCU para a realização do evento, que deverá acontecer em todos os estados do País, com o propósito de promover mais proximidade com as gestões municipais. “Buscamos orientar, opinar e capacitar prefeitos, prefeitas e suas equipes, em benefício de ações eficientes, transparentes e úteis à sociedade. Temos como prioridade melhorar os serviços públicos em benefício do cidadão”, frisou ele.
O presidente do TCU, que é paraibano, de Campina Grande, lembrou a escolha da Paraíba, seu estado de origem, para lançar o “Diálogo Público”, que vem a ser um programa voltado à capacitação dos gestores e que será levado aos demais estados por meio de parcerias, devendo ser ampliado com outras iniciativas, que também estão sendo apresentadas na oportunidade, a exemplo do “Gestor Capacitado”, que vai promover treinamentos a servidores municipais na área de licitações e contratos. “O TCU quer fazer parte da vida do cidadão”, pontuou.