1% da população brasileira tem autismo; leis e projetos de Tovar beneficiam crianças e adolescentes na Paraíba

Cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o IBGE estima que 1% da população brasileira tem autismo. Na Paraíba, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) é autor de leis e projetos que beneficiam diretamente crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Nesta quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o deputado destaca o projeto de lei 3664/2025, apresentado na Assembleia Legislativa da Paraíba, que estabelece a validade indeterminada para laudos médicos que atestem deficiências irreversíveis ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo o texto, a necessidade de reavaliação ficará a critério do médico especialista.

O projeto prevê que os laudos sejam aceitos em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Caso o médico determine a necessidade de reavaliação, essa exigência deverá constar no documento inicial, com a periodicidade definida pelo profissional. Tovar destaca que a matéria busca diminuir a burocracia ao eliminar exigências que dificultam o acesso de pessoas com deficiência a serviços essenciais.

Tovar é o autor da Lei 11.210/18, que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo para os diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O serviço é prestado pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador com Deficiência (Funad) e funciona no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAD), nos dois turnos.

“O autismo aparece nos primeiros anos de vida e apesar de não ter cura, é possível se ter uma vida normal com terapias e medicamentos e é claro, muito amor. Essa Lei chegou para contribuir com essas pessoas e seus familiares para que a qualidade de vida seja garantida. Por isso, estamos cobrando do Governo do Estado que passe a cumpri-la”, destacou Tovar.

Identificação – O documento que é emitido na hora da solicitação é gratuito e assegura às pessoas com TEA atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social por parte do Governo da Paraíba.

Para ter acesso a Carteira, as famílias devem apresentar o laudo do SUS com a identificação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), além de foto 3×4; RG; CPF; comprovante de residência; tipo sanguíneo e cartão do SUS. É exigido também o nome completo, documentos de identificação, endereço, telefone e e-mail da pessoa responsável.

Além disso, Tovar é autor da Lei 11.971/2021, que assegura a permanência de acompanhantes a pacientes com Transtorno do Espectro Autista diagnosticados com covid-19 em hospitais da Paraíba. O parlamentar também apresentou a Indicação 457/24 para a criação de um auxílio financeiro destinado a mães de filhos com alguma deficiência ou síndrome rara. “Ser mãe atípica é um grande desafio, e é preciso dar visibilidade, protagonismo e apoio emocional e financeiro a essas mulheres, que, em sua maioria, são mães solo, devido à alta taxa de abandono paterno”, defende o deputado.

Na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Tovar tem trabalhado por melhores condições de vida para os autistas apresentando projetos de Lei e propondo soluções para diversos problemas. “Nosso trabalho visa contribuir com dias melhores para os paraibanos com TEA e por isso, buscamos alternativas também na Frente Parlamentar de Doenças Raras e Autismo, sempre dialogando com todos os setores sobre como podemos contribuir”, disse.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.