Governo da Paraíba inicia audiências do Orçamento Democrático em Itaporanga com foco nas mudanças climáticas

Este ano o ciclo de audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE), promovido pelo Governo da Paraíba, terá como tema central as mudanças climáticas – “Semeando ideias, a Paraíba colhe futuros” – com foco especial na compreensão das demandas ambientais de cada região. Etapa importante para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual do próximo ano, as audiências iniciam nesta quinta-feira (8) em Itaporanga e acontece nesta sexta-feira (9) em Princesa Isabel.

Para o governador João Azevêdo, os ciclos de audiências mostram a capacidade de diálogo do governo e de atendimento das demandas da população. “Vamos iniciar mais um ciclo para entender e incluir as prioridades do povo no orçamento do estado, por meio do instrumento do Orçamento Democrático, que faz com que a Paraíba avance. Essa é a maior expressão da democracia participativa e eu tenho certeza de que teremos uma grande participação da sociedade”, frisou.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, destacou a importância do processo e as expectativas para o ciclo de plenárias de 2025. “Estaremos presentes em todas as plenárias, com nossa equipe técnica, para ouvir a população e entender quais são suas prioridades para o meio ambiente. O Orçamento Democrático é fundamental para que possamos identificar demandas e, a partir delas, desenvolver novos projetos e metas para o Estado”, afirmou Rafaela Camaraense.

O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Júnior Caroé, também ressaltou a relevância da temática deste ano, destacando o compromisso com a inclusão e sustentabilidade. “Nosso tema é um chamado à ação. Este novo ciclo será dedicado a dois eixos fundamentais: ampliar a participação da população do meio rural e fortalecer o enfrentamento e a convivência com as mudanças climáticas. Queremos dialogar de forma mais próxima e mais efetiva com essas populações, garantindo que suas vozes sejam ouvidas na construção de projetos e ações que atendam às suas necessidades”, disse.

A primeira plenária acontece nesta quinta-feira, às 19h, na ECIT José Sinfrônio de Assis Melo, em Itaporanga. A votação para definição das prioridades estará disponível até o encerramento das audiências, em agosto. Os cidadãos podem acessar o site votacaoode.pb.gov.br para indicar até três prioridades para sua região. Amanhã, a plenária será realizada em Princesa Isabel. O calendário completo está disponível no site oficial do Governo do Estado.

Além das plenárias, ao longo do dia acontece uma Feira de Serviços, oferecendo diversos atendimentos promovidos pelo Governo do Estado e instituições públicas parceiras.

O Orçamento Democrático Estadual – O ODE é uma ferramenta que busca a participação popular na definição das prioridades do governo para a aplicação dos recursos públicos. Ele funciona por meio de audiências públicas, onde a população pode expressar suas demandas e votar nas áreas que consideram mais importantes para investimentos.

O Governo do Estado está realizando um novo ciclo de audiências do ODE, abrangendo 25 cidades e envolvendo os 223 municípios do estado.

YouTube
Instagram
WhatsApp