Cícero Lucena ressalta parceria com Governo e TRE-PB para novo Museu da Justiça Eleitoral

No projeto de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa — que já conta com ações conjuntas da Prefeitura, do Governo do Estado e da Câmara Municipal — o prefeito Cícero Lucena celebrou, nesta quarta-feira (6), a adesão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A instalação do novo Museu da Justiça Eleitoral – Memorial da Democracia, no prédio do Casarão dos Azulejos, será um marco para a recuperação daquele espaço.

A ocupação do espaço pelo TRE-PB é resultado de um termo de cessão assinado pelo governador João Azevêdo. Além disso, o Governo do Estado será responsável pela restauração do prédio histórico, cuja entrega está prevista para até o final do ano. Com isso, a população passará a contar com um novo espaço dedicado à preservação da memória política e democrática da Paraíba.

“Este projeto de recuperação do Centro Histórico demonstra o engajamento da cidade e das instituições, com a colaboração da Prefeitura e do Governo do Estado. A adesão de novas entidades, como o Tribunal Regional Eleitoral, é fundamental para o sucesso desta iniciativa. A participação do Judiciário, do Tribunal Regional do Trabalho, de outras instituições e da Universidade Federal da Paraíba ampliará as oportunidades de visitação e ocupação do Centro Histórico”, destacou Cícero Lucena, que esteve acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra.

Durante a solenidade, o governador João Azevêdo informou que as obras no Casarão dos Azulejos, localizado na Rua Conselheiro Henrique, deverão começar dentro de 30 a 60 dias, com investimento estimado em R$ 5 milhões. Inicialmente, o espaço seria destinado ao Museu das Etnias da Paraíba, que agora será realocado para outro imóvel nas proximidades da Praça Rio Branco. O governador também fez um balanço das ações realizadas na região central da Capital, em parceria com a Prefeitura, destacando a recuperação de prédios e os incentivos fiscais para promover a ocupação do Centro Histórico.

“A Prefeitura isenta totalmente os débitos de IPTU, taxa de coleta de resíduos e ITBI. A realidade do Centro Histórico, muitas vezes, envolve imóveis em ruínas, registrados em nome de antigos proprietários, o que dificulta a regularização fundiária e gera altos custos. Para isso, criamos o ICMS Patrimonial, voltado às empresas contribuintes. O valor integral investido na recuperação do imóvel será creditado como ICMS na conta da empresa, gerando um benefício financeiro para o proprietário”, explicou o governador.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, informou que já foi criada uma comissão de notáveis para atuar na implantação do museu, sob a coordenação do desembargador Marcos Cavalcanti e com o apoio da Academia Paraibana de Letras (APL). Com a cessão formalizada, Trigueiro destacou que a Justiça Eleitoral marca sua presença no Centro Histórico de forma simbólica e institucional, reforçando os valores democráticos.

“Manifesto minha gratidão ao governador por atender ao pedido da Justiça Eleitoral. Durante a primeira visita ao local, observamos — junto à equipe e à sociedade — o interesse pelo papel da Justiça Eleitoral. Também apresentamos um projeto voltado à Rua Duque de Caxias, com a proposta de criar uma rede de visitação no Centro Histórico, integrando diversos equipamentos culturais com a Justiça Eleitoral contando sua história”, declarou o desembargador.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.