Na CNI, Aguinaldo Ribeiro defende incentivo à inovação e equilíbrio na regulação da Inteligência Artificial

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da regulamentação da Inteligência Artificial na Câmara, afirmou nesta terça-feira (12) que a proposta em discussão deve unir equilíbrio regulatório e incentivo ao desenvolvimento tecnológico no Brasil.

Ribeiro participou do seminário “Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil – O Caminho Setorial”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Em sua fala, o relator destacou que o avanço tecnológico é inevitável e que o Brasil precisa estar preparado para aproveitá-lo de forma responsável. “O novo sempre vem. Nosso desafio é saber usar bem esse novo, com equilíbrio e autorregulação, para que possamos colher resultados positivos para a sociedade”, afirmou.

Ele defendeu que essa autorregulação deve ser acompanhada de uma “capacidade cultural” que permita um pensamento coletivo e a cobrança mútua sobre o uso responsável da tecnologia.

Segundo Aguinaldo, ele tem mantido um diálogo constante com integrantes do governo para assegurar que o projeto contemple também o fomento necessário ao setor.

“Estamos conversando para construir um desenho que contemple o incentivo e a infraestrutura para a tecnologia, para que possamos cumprir as demandas reais desse novo momento. Isso é fundamental para que o Brasil não seja apenas um consumidor, mas também um produtor de soluções em IA,” afirmou.

E finalizou: “Esse é um esforço coletivo que pode resultar em um modelo de regulação que seja referência para o mundo”.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.