“Nossos bens mais preciosos, não estão em bancos, estão nas escolas”, disse Efraim ao liderar debate no Senado sobre combate à violência nas escolas

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal realizou, nessa quarta-feira (13), audiência pública, requerida pelo senador Efraim Filho (UB-PB), para discutir medidas de prevenção e combate à violência em instituições de ensino.

Efraim, que também é autor de propostas legislativas voltadas à segurança escolar, destacou a urgência do tema e defendeu que a leis precisam estar alinhadas à complexidade dos riscos enfrentados atualmente.

“Nossos bens mais preciosos, não estão em bancos, estão nas escolas e é fundamental concretizarmos o andamento de projetos que se complementam no sentido de estabelecer a segurança necessária nas escolas do Brasil”, ressaltou.

Na audiência pública, estava em pauta o Projeto de Lei 5.671/2023, que estabelece diretrizes obrigatórias para escolas públicas e privadas, prevendo desde a instalação de câmeras de videomonitoramento e “botões do pânico” até o treinamento de profissionais e a elaboração de planos de prevenção a incidentes com múltiplas vítimas. O texto também altera a Lei 13.756/2018, garantindo que parte dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública seja destinada exclusivamente à implementação dessas ações.

De acordo com Efraim, a sensação de insegurança nas instituições de ensino tem provocado mudanças significativas na rotina escolar, comprometendo tanto o aprendizado quanto a saúde emocional da comunidade.

“O pânico tem levado escolas a adotarem medidas restritivas para proteger alunos e professores, prejudicando o ambiente de aprendizado e causando danos psicológicos às famílias que vivem, diariamente, a angústia de saber que seus filhos podem estar sob risco em um espaço que deveria ser de paz”, alertou.

O parlamentar destacou ainda que a preocupação com a segurança nas escolas é prioridade do seu mandato visto que é autor de outros projetos sobre o tema. “Também somos autor do PL 1.880/2023, que tipifica o crime de massacre em locais de grande aglomeração, proposta que já recebeu parecer favorável do relator, senador Sérgio Moro (União-PR), e aguarda análise da Câmara dos Deputados”.

Os senadores Sérgio Moro (UB-PR) e Jorge Seif (PL-SC) participaram da audiência, que também contou com a presença de especialistas e autoridades de segurança, dentre elas: a presidente da Associação Brasileira de Resposta à Violência Escolar (Abrevesc), Fernanda Barros; a diretora de Comunicação da ASIS Capítulo São Paulo, Ana Flávia Bello; o capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Guilherme Boldrini; o agente da Polícia Federal e integrante do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), Igor Cavalcante; além do representante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Roberto Lúcio Corrêa Bueno.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.