ALPB aprova criação de Selo de Certificação de Turismo Inclusivo durante sessão itinerante em Campina Grande

ALPB aprova criação de Selo de Certificação de Turismo Inclusivo durante sessão itinerante em Campina Grande

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (19), a primeira sessão itinerante de 2025. O parlamento estadual esteve reunido na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG)  para debater projetos e votar matérias que irão melhorar a qualidade de vida da população do Agreste do estado.

O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, destacou que é dever do Legislativo paraibano estar presente em todas as regiões do estado, ouvindo a população e conhecendo suas demandas para que, através da elaboração de projetos, possam ser criadas leis e elaboradas políticas públicas que possam melhorar a vida de cada paraibano.

“O objetivo principal é aproximar o Poder Legislativo da população paraibana, buscando sempre aprimorar a representação de cada região, bem como do estado da Paraíba como um todo, através do entendimento e da compreensão das suas particularidades”, ressaltou Galdino. 

Para o deputado Tovar Correia Lima, nascido em Campina Grande, levar o Poder Legislativo a todo o estado, além de aproximar a Casa ao povo, prestigia os parlamentares em suas regiões. “Essa é uma ação que faz a Assembleia ficar mais perto das pessoas, sobretudo daquelas que vivem em cidades mais distantes. É um momento de diálogo, de debates e de aprovação de projetos, priorizando as pautas regionais”, ressaltou.

O deputado Manoel Ludgerio parabenizou a iniciativa do presidente Adriano Galdino. “Receber a Assembleia na nossa querida Campina Grande é uma alegria enorme. Foi aqui que iniciei minha trajetória política, onde fui vereador e presidente desta Casa. Essa iniciativa do presidente Adriano de interiorizar a Assembleia fortalece o debate, porque a população participa, sugere e acompanha a atuação dos deputados. Em uma região que reúne quase um milhão de habitantes, ouvir as reivindicações da nossa gente é um gesto de valorização e respeito”, disse.

Também residente em Campina Grande, o deputado Sargento Neto destacou o privilégio em apreciar projetos, durante a sessão itinerante, que vão beneficiar o seu município. Tive 75% da minha votação aqui e tenho o dever de dar respostas à cidade. Essas sessões são fundamentais porque permitem que a sociedade acompanhe seus deputados e apresente suas demandas. É um gesto de compromisso e de respeito a quem depositou o voto de confiança aos seus representantes”, afirmou.

O deputado Félix Araújo e Inácio Falcão, ambos campinenses, explicaram que a melhor forma de elaborar uma legislação mais democrática é ouvindo as necessidades de cada região.

Projetos aprovados- Os parlamentares também aprovaram a criação do Selo de Certificação de Turismo Inclusivo no Estado da Paraíba, que será concedido a estabelecimentos de hospedagem e similares que atendam as diretrizes estabelecidas pelo Projeto de 4.659/2025, de autoria do presidente Adriano Galdino, para a inclusão de pessoas com Transtorno do espectro Autista.

O deputado Adriano explicou que o projeto estabelece normas de acessibilidade e inclusão para pessoas com TEA e cria o Selo de Certificação com o objetivo de promover o turismo acessível e humanizado. Os estabelecimentos abrangidos pela projeto deverão garantir às pessoa com TEA recursos de inclusão como material informativo acessível (roteiros sociais, mapas visuais e explicativos), disponíveis em site, banheiro familiar ou adaptado, para uso acompanhado por responsável, além de placas de atendimento prioritário e identificação visível dos colaboradores que possam auxiliar pessoas com TEA. O selo será emitido por órgão indicado pelo Poder Executivo, após verificação técnica e documental.

Por unanimidade, os deputados também aprovaram o Projeto de Lei 2.961/2021, que concede a Campina Grande o Título de Capital Paraibana da Corridas de Rua. Autor da matéria, o deputado Tovar Correia Lima afirmou que o número de adeptos da corrida de rua vem crescendo em todo o país e, em Campina Grande, essa prática tem sido constante, fazendo com que ocorram anualmente na cidade várias edições de sucesso de corridas de rua, organizadas pelo poder público e também pela iniciativa privada, atraindo milhares de pessoas de vários lugares do Brasil.

De autoria do deputado Inácio Falcão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei 3.716/2025, que institui a política estadual de prevenção de acidentes e segurança dos motociclistas. O texto tem o objetivo de promover melhores condições de trabalho, reduzir os índices de acidentes e garantir a segurança dos profissionais que exercem essa atividade, em especial os que atuam por meio de aplicativos de transporte.

O parlamentar esclarece que a matéria estabelece princípios que possam contribuir com a prevenção de acidentes, a exemplo da valorização da vida e integridade física dos motociclistas e a promoção de incentivos para a adoção de equipamentos de segurança e tecnologias voltadas à prevenção de acidentes. A Política Estadual de Prevenção de Acidentes e Segurança dos Profissionais Motociclistas aponta também diretrizes como a Criação de programas de capacitação e educação no trânsito específicas para motociclistas e o incentivo à disponibilização de seguros de vida e acidentes para os profissionais por parte das empresas operadoras de aplicativos.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.