Regularização: mais de dois mil eleitores atendem chamado de biometria do TRE-PB

A Paraíba é o segundo Estado brasileiro com maior número de eleitores biometrizados, mas, ainda assim, avança rumo aos 100% da biometria. No último mês, 2.239 mil eleitores atenderam ao chamado do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) via WhatsApp. São, na maioria, jovens que tiraram o título durante a pandemia e, naquela ocasião, o atendimento para a biometria estava indisponível.

A meta do TRE-PB é atingir os 148.513 mil eleitores paraibanos que ainda não realizaram a coleta da biometria para regularização do cadastro eleitoral. O Tribunal já convocou 54 mil pessoas através de mensagens via aplicativo de WhatsApp por meio do número oficial da justiça eleitoral desde o final de julho. Deste público-alvo, 2.239 pessoas regularizaram a biometria no Estado. Uma nova convocação deverá ocorrer em setembro, com estimativa de 75 mil mensagens a serem enviadas.

A coleta de biometria pendente é uma iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba (CRE), que é a gestora do cadastro eleitoral no Estado. Os eleitores convocados, na faixa etária entre 19 e 24 anos, não fizeram a biometria por causa do período da pandemia, quando esse serviço ficou sem ser realizado nos anos de 2020, 2021 e 2022. A biometria é feita de forma gratuita. Basta comparecer ao Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor munido de um documento oficial de identificação com foto.

Segundo o chefe da Seção de Sistemas e Orientação do Cadastro (SESOC), Anderson Kleiner Ramos, o principal objetivo desta convocação é evitar que os eleitores sejam impedidos de utilizar outros serviços. “O cadastro da biometria proporciona a prevenção de fraudes, dando maior segurança nas eleições. Possibilita também a obtenção do Selo Ouro no aplicativo do Governo Federal Gov.br dando acesso a outros serviços, a exemplo da Receita Federal. A biometria da Justiça Eleitoral também é utilizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social(INSS) para identificação civil para benefícios, a exemplo de prova de vida, auxílio-doença e aposentadoria”, orientou.

Até 28 de julho, existiam 150.619 eleitores paraibanos sem biometria, sendo 30.836 de João Pessoa, 15.329 de Campina Grande e 5.478 de Santa Rita. A meta do setor é aumentar essas estatísticas com novas estratégias, conforme explica o chefe da Seção de SESOC. “Cerca de 2.200 pessoas realizaram o cadastramento da biometria mas queremos aumentar o alcance. Divulgamos na imprensa e portal institucional envio de novas mensagens convocando os eleitores pendentes”,declarou.

Por fim, o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos do TRE-PB, Charles Oliveira orienta a população a não deixar para o último dia a coleta da biometria. “Atualmente, os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor estão com bom fluxo de atendimento. Além disso, a coleta da biometria é importante para garantir a segurança nas eleições e utilização de outros serviços”, convocou.

A confirmação de que se trata de uma mensagem originada da Justiça Eleitoral pode ser feita observando o sinal de certificado ao lado de Tribunal Regional Eleitoral – PB, ou pelo número do contato que deve ser (83) 3512-1500. Abaixo da mensagem há uma opção ‘Tenho dúvida’, caso o eleitor queira falar com um atendente.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.