TJPB declara inconstitucional Bolsa de Desempenho paga a professores e militares

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarou inconstitucional a lei estadual nº 9.383/2011 e o decreto nº 32.719/2012, que criaram a Bolsa de Desempenho Profissional, paga desde 2011 a servidores do magistério e militares.

A decisão foi tomada em ação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), ajuizada em 2015 após recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). O relator, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, entendeu que a bolsa tinha caráter remuneratório e não indenizatório, já que era paga de forma habitual e sem vínculo a despesas específicas.

O tribunal manteve válidos os repasses feitos até agora, mas determinou a suspensão do benefício a partir da publicação do acórdão.

A Bolsa de Desempenho foi alvo de disputas entre governo e servidores, e em 2022 o governador João Azevêdo chegou a negociar sua incorporação gradual à folha da Polícia Militar.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.