AGORA É LEI! Paraíba inclui pessoas com TDL como pessoas com deficiência

 

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, promulgou nesta quarta-feira (17), Lei 13.891/2025, de autoria do deputado Tanilson Soares, que reconhece as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) como pessoas com deficiência no Estado da Paraíba. A promulgação está no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta.

De acordo com o texto da Lei, as pessoas com TDL passam a ser consideradas como PcD (pessoas com deficiência) para todos os efeitos legais, incluindo a concessão de benefícios e isenções fiscais estaduais, em consonância com o artigo 2º da Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015 — a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

A lei também estabelece que às pessoas diagnosticadas com TDL terão acesso garantido a todos os meios disponíveis para seu desenvolvimento e inclusão na sociedade. Para isso, deve ser assegurada a assistência integral pela rede de serviços públicos de saúde e educação, sendo expressamente vedada qualquer forma de discriminação.

A nova legislação determina ainda que as despesas decorrentes de sua execução correrão por conta das dotações orçamentárias próprias do Estado e atribui também ao Poder Executivo a responsabilidade de expedir os regulamentos necessários à fiel execução da lei, que passa a valer a partir de hoje.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.