Hugo nega “traição” do Senado após arquivamento da PEC da Blindagem

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quinta-feira (25) que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), apenas exerceu sua função ao barrar a chamada PEC da Blindagem.

Segundo Motta, não há motivo para falar em traição, já que a divergência entre as duas Casas é algo comum no processo legislativo.

“Não tem sentimento de traição nenhum, até porque nós temos a condição de saber que não obrigatoriamente uma Casa tem que concordar 100% com aquilo que a outra aprova. Já tivemos vários episódios em que o Senado discorda da Câmara, a Câmara discorda do Senado e isso é natural da democracia e do funcionamento do Congresso Nacional Brasileiro”, afirmou Motta.

Apesar de reconhecer que Alcolumbre tinha pleno conhecimento da proposta aprovada pelos deputados, o presidente da Câmara afirmou que a decisão dos senadores deve ser respeitada.

“Nós temos dialogado muito, não só com o Senado, mas com os demais Poderes, com o Poder Judiciário com o Poder Executivo. É dessa forma que nós vamos seguir trabalhando. Penso que a Câmara tem a sua independência, tem o seu protagonismo, e nós vamos no dia a dia construindo, de acordo com cada assunto, o diálogo que for necessário para que as Casas possam estar interagindo sobre aquilo que interessa à população brasileira”, disse Motta.

A repercussão da rejeição no Senado foi interpretada como uma derrota para a Câmara diante da opinião pública, mas Motta minimizou o episódio e descartou que isso inviabilize outras propostas polêmicas, como o PL da Dosimetria.

Apesar disso, o deputado destacou que Alcolumbre sabia sobre a proposta: “O Senado estava sim atento às movimentações da Câmara sobre esse tema, mas o Senado se posicionou. Bola pra frente, a Câmara cumpriu seu papel aprovou a PEC, o Senado entendeu que a PEC não deveria seguir. Nós temos um sistema bicameral, e cabe a nós respeitar a posição do Senado”, disse o presidente da Câmara.

MaisPB

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.