TRE-PB reforça preparação para eleições de 2026 com foco em rapidez e segurança no processo

Há um ano das eleições de 2026, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro, destacou ações para garantir agilidade e segurança no pleito, como a ampliação de pontos de internet, o descarte de urnas com falhas em eleições anteriores e a intensificação do cadastramento biométrico.
Segundo ele, a experiência recente nas eleições municipais mostrou que a adoção de pontos de internet otimizou a transmissão dos dados e acelerou a divulgação dos resultados.
“João Pessoa adotou essa metodologia, a Paraíba adotou essa metodologia e fomos o primeiro estado a divulgar os resultados no primeiro turno. Isso foi muito importante. Nosso desafio é ter essa prática integrada e padronizada em todos os tribunais regionais eleitorais”, afirmou.
Trigueiro também explicou que urnas eletrônicas com registros de falhas em pleitos anteriores não serão mais utilizadas, nem mesmo como reserva, o que amplia a confiança no processo.
“Estamos aprimorando o sistema de cadastro do eleitor. A ideia é evitar aquelas filas quilométricas. Se Deus quiser, não teremos mais isso, porque o planejamento está sendo feito de forma diferenciada”, disse.
Outro ponto ressaltado pelo presidente do TRE é o avanço na biometria. Atualmente, cerca de 96% do eleitorado paraibano já realizou o procedimento. Em João Pessoa, cerca de 30 mil pessoas ainda precisam concluir o cadastro. O tribunal iniciou nesta semana uma força-tarefa para ampliar a cobertura.
“Esperamos ter um resultado ainda mais expressivo ao final desse processo, trazendo segurança, eficiência e tranquilidade para que o eleitor exerça seu direito de escolher seus representantes”, concluiu.
Portal da Capital
