Mersinho celebra estabilidade de agentes de saúde com aprovação da aposentadoria integral na Câmara

A Câmara dos Deputados concluiu a votação em dois turnos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/21, assegurando aposentadoria integral e com paridade para agentes de saúde e de combate a endemias. O deputado federal Mersinho Lucena (Progressistas-PB) destacou a aprovação como um ato de reconhecimento e garantia de estabilidade para a categoria.

A PEC, que também restringe a contratação temporária ou terceirizada desses profissionais, foi elaborada para ser equilibrada, com todos os custos arcados pela União, isentando prefeitos e governadores de qualquer ônus financeiro imediato. Além disso, agentes com vínculos precários (após seleção pública desde 2006) serão efetivados. A regra geral de aposentadoria será de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, após 25 anos de atividade.

Mersinho Lucena ressaltou o merecimento dos trabalhadores. “Esta PEC é a materialização do reconhecimento que esses agentes tanto esperavam. Depois de 25 anos de dedicação ininterrupta, eles merecem a tranquilidade da aposentadoria integral. Mais do que um direito, estão concedendo a estabilidade constitucional que faltava para quem tanto se doa em prol da saúde pública”, disse o parlamentar.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.