Moraes defende limite de 1,55% para emendas na Paraíba e Gilmar pede vista do julgamento no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, em sessão virtual, a ação que discute o percentual das emendas parlamentares impositivas na Paraíba. O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou para manter a limitação em 1,55% da Receita Corrente Líquida (RCL), seguindo o modelo adotado para a Câmara dos Deputados.

O julgamento ocorre no plenário virtual entre os dias 10 e 17 de outubro de 2025, e foi interrompido após pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, que decidiu analisar o caso com mais profundidade antes da conclusão do mérito.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi proposta pelo governador João Azevêdo (PSB) contra uma Emenda Constitucional aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que ampliou o percentual de emendas impositivas. Atualmente elas estão fixadas em 0,9% da RCL e a EC eleva para 2% da RCL o teto das emendas parlamentares individuais em 2027.

Moraes questiona percentual para emendas

No voto apresentado, Moraes confirmou a medida cautelar já concedida em setembro, entendendo que a Assembleia Legislativa, por ser unicameral, deve adotar o mesmo parâmetro da Câmara dos Deputados, e não o do Congresso Nacional como um todo.

Segundo o ministro, permitir que os deputados estaduais dispusessem de 2% da RCL em emendas criaria um desequilíbrio federativo, conferindo a eles mais poder orçamentário que os parlamentares federais. “A Assembleia Legislativa estadual se aproxima na arquitetura federal à Câmara dos Deputados, ambas casas de representação popular em seus respectivos planos federativos”, destacou Moraes.

Jornal da Paraíba

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.