Vigilância Sanitária de Cabedelo realiza capacitação gratuita em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos com foco na prevenção ao uso de b

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Saúde e da Diretoria de Vigilância Sanitária, promoveu, na tarde desta segunda-feira (27), mais uma edição da capacitação gratuita em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, voltada à população em geral e a profissionais que atuam no ramo alimentício.
O curso aconteceu no auditório do Gabinete do Prefeito (Casa do Alemão) e reuniu mais de 40 participantes, entre comerciantes, ambulantes, empreendedores e estudantes da área. A ação teve como principal objetivo orientar e capacitar os participantes sobre boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, fortalecendo a segurança alimentar e a saúde pública no município.
Nesta edição, o curso trouxe um enfoque especial no tema “Metanol e seus riscos à saúde”, destacando a importância da prevenção de intoxicações e do consumo responsável. Os participantes também receberam orientações sobre a compra segura e legalizada de bebidas, com alertas sobre os riscos do consumo de produtos adulterados ou “batizados”.
“Nosso foco é sempre a prevenção. Capacitar os manipuladores e comerciantes é uma forma de proteger a saúde da população e garantir que os alimentos e bebidas comercializados em Cabedelo sejam seguros e de qualidade. Esse tipo de formação também ajuda os empreendedores a se manterem regulares e conscientes de suas responsabilidades”, destacou a diretora de Vigilância Sanitária de Cabedelo, Manuela Germóglio.
A capacitação é obrigatória no Estado da Paraíba, conforme a Lei Estadual nº 7.587/2004, que determina que todos os profissionais do setor alimentício passem por treinamento específico. 
A palestra foi ministrada pela nutricionista Yasmin Spinellis – pós-graduada em Nutrição Clínica com Ênfase em Doenças Crônicas, pós-graduanda em Docência do Ensino Superior em Nutrição, preceptora de Nutrição Clínica pela Uniesp e especialista em Rotulagem Nutricional. A profissional abordou os cuidados necessários durante o processo de manipulação dos alimentos e destacou os perigos do uso indevido de substâncias químicas, como o metanol.
“Nos reunimos com o objetivo principal de reforçar a importância dos cuidados em todas as etapas da manipulação, desde o recebimento do produto até a entrega ao consumidor final. Este curso também trouxe um bônus importante: informações sobre a aquisição e o acompanhamento da qualidade das bebidas alcoólicas, garantindo segurança no consumo. É essencial que o profissional compreenda que pequenas falhas podem gerar grandes consequências”, ressaltou Yasmin.
Entre os participantes estava o ajudante de cozinha Leandro Lima, que atua em um bar e restaurante da cidade. Ele elogiou a oportunidade de capacitação gratuita:
“Achei muito importante a parte sobre a compra segura de bebidas e os cuidados com o armazenamento. Pretendo repassar tudo que aprendi para a minha equipe.
“Foi um curso esclarecedor. A gente aprende coisas que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia, mas que fazem toda a diferença para a segurança dos nossos clientes”, finalizou a microempreendedora Maria da Conceição.
YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.