Emissão de CNH sem autoescola deve começar a valer este ano, diz ministro


A proposta que retira a obrigatoriedade das autoescolas para a emissão da CNH deve vigorar ainda este ano. A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes Renan Filho, durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro” nesta quarta-feira (29).

Como se trata de uma resolução, a medida não passará pela análise do Congresso Nacional. No entanto, o Legislativo pode contribuir para o debate.

Dados do Ministério dos Transportes indicam que cerca de 20 milhões de pessoas conduzem veículos sem a CNH por causa do alto custo, algo em torno de R$ 4 mil.

Segundo a proposta, o candidato vai decidir como e onde aprender, seja presencialmente, on-line ou em um formato híbrido, podendo escolher entre:

  • Fazer um curso on-line oferecido pelo Ministério dos Transportes
  • Estudar em autoescolas tradicionais, de forma presencial ou à distância
  • Optar por escolas públicas de trânsito (como o Detran) ou instituições credenciadas

Curso gratuito

Para garantir o acesso ao conteúdo, o Governo do Brasil vai oferecer o curso teórico de forma gratuita.

“Vamos oferecer o curso às pessoas gratuitamente. Curso de legislação, cidadania, direção defensiva, meio ambiente. As matérias necessárias para tirar uma carteira de habilitação na prova teórica”, disse Renan Filho

Redução no custo

A expectativa do Governo é reduzir o custo do processo em até 80%, ampliando a inclusão social e a regularização do trânsito no país. A iniciativa prevê que o condutor escolha como se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios. A autoescola continuará sendo uma opção para quem precisar de apoio.

Consulta pública

A consulta pública conduzida pelo Ministério dos Transportes segue disponível até o dia 2 de novembro para envio de sugestões e contribuições da população. A minuta do projeto pode ser acessada na plataforma Participa + Brasil e depois seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.