Ex-secretário de infraestrutura é preso em operação que investiga fraudes na construção de ginásio em Alhandra

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a “Operação Escada de Penrose”, que apura fraudes na reforma de um ginásio esportivo no distrito de Mata Redonda, em Alhandra, Litoral Sul do estado. Um ex-secretário de Infraestrutura da prefeitura foi preso e é apontado como principal investigado.

Segundo a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (DECCOR), foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra o ex-secretário Luiz Silva de Andrade. A operação também teve alvos nas cidades de João Pessoa e Cabedelo.

As investigações indicam que o grupo teria cometido fraudes durante o processo de reforma do ginásio, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 200 mil aos cofres públicos.

De acordo com a Polícia Civil, o ex-secretário chegou a ser proprietário da empresa vencedora da licitação, situação vedada pela legislação, e liderava o esquema de desvio de recursos. Ele e o ex-diretor de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura teriam atestado medições de serviços não realizados, com o objetivo de dar aparência de legalidade à execução da obra.

As investigações começaram após denúncias apresentadas por um vereador do município, e apontam indícios dos crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Uma sindicância administrativa instaurada pela prefeitura de Alhandra confirmou irregularidades na execução do contrato. O Instituto de Polícia Científica (IPC) também realizou uma perícia que comprovou a não execução de itens previstos, como a construção de uma escada de concreto — elemento que deu nome à operação.

Segundo a DECCOR, o cumprimento dos mandados teve como objetivo impedir a destruição de provas e coletar novos elementos para reforçar o inquérito. A ação contou com o apoio do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.