Ex-secretário de infraestrutura é preso em operação que investiga fraudes na construção de ginásio em Alhandra

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a “Operação Escada de Penrose”, que apura fraudes na reforma de um ginásio esportivo no distrito de Mata Redonda, em Alhandra, Litoral Sul do estado. Um ex-secretário de Infraestrutura da prefeitura foi preso e é apontado como principal investigado.
Segundo a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (DECCOR), foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra o ex-secretário Luiz Silva de Andrade. A operação também teve alvos nas cidades de João Pessoa e Cabedelo.
As investigações indicam que o grupo teria cometido fraudes durante o processo de reforma do ginásio, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 200 mil aos cofres públicos.
De acordo com a Polícia Civil, o ex-secretário chegou a ser proprietário da empresa vencedora da licitação, situação vedada pela legislação, e liderava o esquema de desvio de recursos. Ele e o ex-diretor de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura teriam atestado medições de serviços não realizados, com o objetivo de dar aparência de legalidade à execução da obra.
As investigações começaram após denúncias apresentadas por um vereador do município, e apontam indícios dos crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Uma sindicância administrativa instaurada pela prefeitura de Alhandra confirmou irregularidades na execução do contrato. O Instituto de Polícia Científica (IPC) também realizou uma perícia que comprovou a não execução de itens previstos, como a construção de uma escada de concreto — elemento que deu nome à operação.
Segundo a DECCOR, o cumprimento dos mandados teve como objetivo impedir a destruição de provas e coletar novos elementos para reforçar o inquérito. A ação contou com o apoio do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
