‘A Justiça decidiu, está decidido’, diz Lula sobre prisão de Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma coletiva na Cúpula do G20, na África do Sul, comentou sobre a prisão de Jair Bolsonaro. Segundo ele, todos ‘sabem’ o que o ex-presidente fez.

“Eu não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte”, iniciou Lula.

Segundo o presidente, Bolsonaro “foi julgado, teve todo o direito de presunção de inoncência, foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento”.

“Então, a Justiça decidiu, está decidido. Ele vai cumprir com a pena que a Justiça determinou. Todo mundo sabe o que ele fez”, completou Lula, afirmando que não faria mais comentário sobre o assunto.

Um jornalista perguntou sobre o comentário do presidente americano Donald Trump, dizendo ser ‘uma pena’ que Bolsonaro tenha sido preso.

“Eu acho que não tem nada a ver. Trump tem que saber que somos um país soberano”, resumiu Lula.

Prisão de Bolsonaro

O ex-presidente não foi detido por causa do julgamento sobre a trama golpista, em que foi condenado a 27 anos. A prisão preventiva, determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, aconteceu na manhã de sábado (22) após um pedido da Polícia Federal e com aval da Procuradoria-Geral da República.

Moraes decidiu pela prisão por ‘risco de fuga’, sustentado por três elementos principais:

  • violação do monitoramento eletrônico às 0h09 de sábado;
  • convocação de vigília por Flávio Bolsonaro na porta do condomínio;
  • registros anteriores de articulação para pedido de asilo em embaixada estrangeira.

Moraes destacou que o tumulto planejado criaria cobertura propícia para fuga. O ministro mencionou também a proximidade da casa do ex-presidente em relação ao Setor de Embaixadas Sul — cerca de 13 km, trajeto estimado em 15 minutos de carro — e lembrou investigações sobre plano anterior envolvendo a embaixada da Argentina.

Hoje, ao meio-dia, Bolsonaro passar por audiência de custódia. A sessão será feita por videoconferência, e o ex-presidente falará de sua cela na Superintendência da PF em Brasília.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.