ALPB aprova políticas públicas de valorização da mulher paraibana

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (10), projetos de lei que contribuem para o incentivo ao empreendedorismo, a valorização e a proteção das mulheres paraibanas. O Projeto de Lei (PL) 4.316/2025, proposto pela deputada Francisca Motta, cria o Programa de Banco de Currículos para mulheres em situação vulnerabilidade social e violência doméstica no Estado.

A parlamentar defende que com a criação de um Banco de Currículos, as mulheres possam se cadastrar, tornando-se visíveis para potenciais empregadores, através de parcerias com empresas públicas e privadas para promover a divulgação das vagas de emprego disponíveis e incentivar a contratação de mulheres em situação de vulnerabilidade social e de violência doméstica.

Os deputados também aprovaram, por unanimidade, o PL 4.044/2025, apresentado pela deputada Jane Panta, que cria o “Selo Mulher Valorizada”, que será concedido às Administrações Regionais do Estado da Paraíba que implementem medidas efetivas de valorização, empoderamento e proteção das mulheres. Para conquistar o Selo, a Administração Regional terá que desenvolver e implementar programas de empoderamento e autonomia econômica das mulheres, além de fomentar o acesso destas mulheres à educação, saúde e demais serviços públicos essenciais, assim como, a ações de prevenção e combate à violência doméstica e sexual.

“A iniciativa visa fortalecer a luta por direitos e pela inclusão das mulheres na sociedade, incentivando as Administrações Regionais a adotarem práticas eficazes para garantir mais segurança, oportunidades e bem-estar para o público feminino”, argumentou em seu projeto a deputada Jane Panta.

A ALPB aprovou ainda o PL 1.965/2024, da deputada Daniele do Vale, que cria o Dia e a Semana Estadual da Mulher Cooperativista, a ser celebrado anualmente no dia 15 de agosto, data alusiva ao Dia Nacional da Mulher Cooperativista. A proposta, segundo a deputada, visa reconhecer o protagonismo feminino no Cooperativismo da Paraíba e difundir o cooperativismo como ferramenta de integração e reintegração social e econômica da mulher.

Defensoria Pública

Durante a sessão, os parlamentares elogiaram a atuação da Defensoria Pública do Estado da Paraíba e aprovaram dois projetos de lei de autoria da instituição: o PL nº 6.467/2026, que dispõe sobre o reajuste do subsídio mensal dos membros da Defensoria Pública, e o PL nº 6.468/2026, que trata do reajuste da remuneração dos servidores do órgão, reforçando o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em favor da população mais vulnerável.

Na ocasião, a deputada Dra. Paula destacou a importância social da instituição. “Quero parabenizar a Defensoria, afirmando que o órgão está para atender a população carente e é um órgão que nos orgulha. Parabéns também para a defensora pública geral, Madalena Abrantes, e toda a sua equipe, não só os defensores, mas também os profissionais competentes que fazem o órgão”, disse.

Os paraibanos podem acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.