STJ rejeita embargos de Fábio Tyrone e mantém ex-prefeito inelegível

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, nesta terça-feira (10), os embargos apresentados pelos advogados do ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB), em um processo em que ele foi condenado a 1 ano e 4 meses (em regime aberto) por ter agredido a ex-namorada e advogada Myriam Gadelha, em 2018.

No julgamento do recurso a relatora do caso, ministra Marluce Caldas, considerou que as teses levantadas pelos embargos levariam à rediscussão do mérito da matéria. E rejeitou o pedido feito pela defesa.

Ela foi seguida pelos demais membros da Turma.

Com a manutenção da condenação pelo STJ, Tyrone permanece inelegível com base na Lei da Ficha Limpa – que barra candidaturas de pessoas condenadas por órgãos colegiados. Mas ele ainda pode recorrer e reverter a decisão e a sua inelegibilidade.

Outro lado

Ao Blog, o ex-prefeito afirmou que continua pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal e que ainda há “um longo caminho pela frente de defesa”.

“A gente acredita que iremos reduzir a pena aplicada e esse é um caso que subirá para o STF. Portanto, permaneceremos na disputa, até porque não há decisão transitada em julgado ainda”, argumentou.

Entenda o caso

Em maio de 2024, Fábio Tyrone foi condenado por agressão à sua ex-namorada, Myriam Gadelha. O caso aconteceu em dezembro de 2018, em João Pessoa. Após a decisão, o PSB Mulher solicitou à Executiva Nacional do partido a expulsão do prefeito, o que não aconteceu.

Na época, o g1 não conseguiu localizar a defesa de Fábio Tyrone, mas nos autos, a defesa alegou legítima defesa e solicitou excludente de ilicitude.

O juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da capital, do TJPB, sentenciou Fábio Tyrone a um ano, quatro meses e sete dias de detenção, em regime aberto. Além disso, a vítima deverá receber uma indenização de R$ 15 mil.

Fábio Tyrone foi prefeito de Sousa por três mandatos, até 2024.

Jornal da Paraíba

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.