Moraes autoriza Tarcísio a visitar Bolsonaro em Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao ex-presidente Jair Bolsonaro em sua casa, em Brasília. Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.

Segundo a decisão, a visita está permitida em 29 de setembro, das 9h às 18h. A determinação foi proferida dentro da Ação Penal 2.668, na qual Bolsonaro e outros sete ex-integrantes de seu governo foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentativa de golpe de Estado. Em julgamento na última semana, a Primeira Turma do STF condenou o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão.

Moraes tem deferido visitas ao ex-presidente desde que elas tenham o aval da defesa de Bolsonaro ou que tenham sido solicitadas diretamente pelos advogados do ex-presidente. Tarcísio solicitou a visita a Moraes, que pediu a manifestação da defesa de Bolsonaro — que, por sua vez, se manifestou favoravelmente e, então, foi proferida a decisão do magistrado. O requerimento do governador, no entanto, havia sido feito para esta terça-feira, 16.

“Por meio de petição, a Defesa de JAIR MESSIAS BOLSONARO requereu autorização para receber visitas (eDoc. 1.922). Nos termos do art. 21 do Regimento Interno desta SUPREMA CORTE, DEFIRO a AUTORIZAÇÃO DE VISITA do Governador TARCÍSIO DE FREITAS no dia 29/9/2025, no horário de 9h às 18h”, escreveu Moraes.

Segundo o magistrado, as visitações devem seguir as determinações já fixadas, entre elas que sejam feitas vistorias nos veículos — incluindo o porta-malas — que saírem da residência do ex-presidente.

“RESSALTO que, todas as visitas devem observar as determinações legais e judiciais anteriormente fixadas, bem como, nos termos da decisão de 30/8/2025, serão realizadas vistorias nos habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do réu. Intimem-se os advogados regularmente constituídos”, prosseguiu o ministro.

Ida cancelada

Mais cedo nesta segunda-feira, 15, Tarcísio havia cancelado sua ida a Brasília. Ele ainda não tinha a previsão de encontrar-se com Bolsonaro, mas cumpriria agendas fechadas na capital federal, onde ficaria até a manhã de terça-feira, 16 — daí o pedido para que a visita ao ex-presidente acontecesse na própria terça. O principal motivo da visita ao DF seria a continuidade da articulação do projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro de 2023, o que poderá incluir o ex-presidente.

O governador de São Paulo tornou-se o principal fiador da proposta, que, mesmo com forte pressão da ala bolsonarista, encontra resistência do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), responsável por pautar o texto.

Na última semana em que esteve em Brasília, Tarcísio acionou o PL, partido de Bolsonaro, conversou com Motta e Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, além de percorrer partidos do Centrão para garantir apoio ao projeto.

Veja

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.