Prefeito de Sapé tem 30 dias para concluir obras do Mercado Público após decisão do TCE

O prefeito de Sapé Sidnei Paiva de Freitas tem prazo de 30 dias para encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado providências necessárias à conclusão das obras do Mercado Público Municipal, paradas desde setembro do ano passado. Na manhã desta terça-feira (16), a 1ª Câmara do TCE decidiu pela irregularidade da Tomada de Preços nº 03/23 e de seus decorrentes contratos, conforme entendimento do conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias, relator do Processo de Inspeção Especial de Acompanhamento de Contatos nº 04697/24, atinente à matéria.

A defesa do prefeito informou, na ocasião, que já houve a rescisão do contrato com a empresa vencedora do procedimento licitatório e a aberta de inquérito administrativo para apuração de falhas na execução dos serviços. O conselheiro, cujo voto foi aprovado à unanimidade, determinou, além disso, nova licitação para a conclusão dos serviços necessários ao bom funcionamento do Mercado de Sapé.

O conselheiro André Carlo Torres Pontes, que presidiu a sessão em razão da ausência justificada do titular Arnóbio Viana, entendeu pela anexação ao Processo nº 5867/24, “por seu conteúdo correlato”, da Licitação 82001/, da Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política do Município de João Pessoa, para contratação de empresa encarregada da construção do Parque Ambiental onde anteriormente existiu o Lixão do Roger.

A Câmara Municipal de São José da Lagoa Tapada teve as contas de 2022 desaprovadas, por maioria, em razão da remuneração ilícita dos seus integrantes. A conselheira Alanna Camilla Santos Galdino Vieira, relatora do processo, imputou débitos individuais aos vereadores que variam desde R$ 4,5 mil (ao presidente) até R$ 2.322,00, com prazo para restituição sob pena de cobrança judicial. Ainda cabe recurso.

Tiveram suas contas aprovadas as Câmaras Municipais de Itabaiana (2023 e 2024) Taperoá, Montadas, Gurjão, Assunção, Desterro, Mogeiro, Boa Vista, Itatuba, Gurinhém, Damião e Lagoa de Roça. Assim, também, os Institutos de Previdência de Cacimbas e Taperoá (2023, com ressalvas). O processo de denúncia referente à Prefeitura de Teixeira (nº 01551/25) seguiu com vistas à conselheira Alanna.

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba é integrada pelos conselheiros Arnóbio Viana (presidente), André Carlo Torres Pontes, pela conselheira Alanna Camilla Santos Galdino Vieira e pelo conselheiro substituto Marcus Vinicius Carvalho Farias. O Ministério Público de Contas está aí representado pelo subprocurador geral Manoel Antonio dos Santos Neto. A TV TCE-PB, Canal no YouTube, exibe os julgamentos presenciais e remotos.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.