OAB e Gaeco intensificam ações para combater golpe do falso advogado na Paraíba

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, e o diretor de Planejamento Institucional da OAB-PB, Gustavo Moreira, se reuniram, na tarde desta terça-feira (16), com o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Octávio Paulo Neto, para debater parcerias e aprofundar linhas investigativas relativas ao golpe do falso advogado. 

Harrison Targino destacou que a OAB-PB tem buscado todos o meios para combater o golpe do falso advogado e as ações de articulação, de inteligência com o Gaeco e com a Polícia Civil é um dos eixos de atuação, bem como a produção de um manual específico de orientação de condutas preventivas e outras medidas relativas ao tema. “O encontro reunião com Doutor Otávio, que não foi o primeiro, é uma série de reuniões, visa aprofundar linhas investigativas relativas aos fatos”, afirmou. 

Já o diretor de Planejamento Institucional, Gustavo Moreira, disse que a visita do coordenador do GAECO, Otávio Paulo Neto, à OAB Paraíba reforça a parceria entre a Ordem e o Ministério Público. “Essa cooperação entre as instituições é fundamental no enfrentamento ao golpe do falso advogado, que tem causado prejuízos à sociedade. A Polícia Civil também tem sido bastante solícita e atuante nessa pauta, somando esforços para que possamos coibir esses crimes contra o sistema judicial brasileiro”, declarou. 

Campanha 

No início do ano, a OAB-PB iniciou uma campanha para alertar a sociedade paraibana sobre uma tentativa de golpe que está sendo realizada por estelionatários contra clientes e escritórios de advocacia. De acordo com relatos recebidos pela Ordem, clientes estão sendo vítimas de mensagens e ligações telefônicas fraudulentas.

Os golpistas entram em contato por meio de ligação telefônica ou aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, passando-se por advogado ou advogada ou funcionário do escritório e solicitam que se faça depósitos de valores para pagamentos de custas ou despesas processuais. As mensagens falsas têm a finalidade de roubar valores das vítimas.

Dentro da campanha, a OAB-PB criou uma cartilha para orientar a sociedade e advogados a evitarem serem vítimas do golpe. Também foi criado um canal, por meio do email: denuncie@oabpb.org.br, para receber denúncias de golpes.

“Todas as denúncias recebidas são encaminhadas à Polícia Civil para as devidas providências. Além disso, é fundamental registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia local ou na delegacia virtual”, explicou o presidente da OAB-PB, Harrison Targino.                                                                                                                                                                 

Recomendação                                                                                                                                                                   

A OAB-PB orienta que clientes certifiquem-se cuidadosamente sobre pedidos de pagamento por telefone ou mensagens, mantendo contato com seu advogado pessoalmente ou por ligação telefônica no número fornecido pelo profissional contratado e agendado nos seus contatos.

Confira a Cartilha clicando AQUI

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.