STF suspende trechos da LDO da Paraíba após ação do governador João Azevêdo

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 da Paraíba. A decisão atende a uma ação do governador João Azevêdo, que apontou vícios na forma como a Assembleia Legislativa promulgou a lei, desconsiderando vetos parciais do Executivo.

Entre os problemas destacados estão a violação do devido processo orçamentário, a quebra da separação de poderes e a criação de obrigações para o Executivo sem indicação de fonte de recursos. Também foram questionados dispositivos relacionados a emendas parlamentares e ao reajuste de despesas de outros Poderes.

A Assembleia alegou que houve “sanção tácita”, por suposto perdão de prazo do governador. O Executivo, por sua vez, afirmou que os prazos estavam suspensos durante o recesso parlamentar.

A decisão de Fachin é liminar e ainda será analisada pelo plenário do STF. Até lá, os trechos suspensos da LDO ficam sem efeito.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.