MPF detalha organização criminosa na Paraíba que fraudava co

A Justiça Federal na Paraíba, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), decretou a prisão preventiva de três líderes de uma organização criminosa especializada em fraudes em concursos públicos no Brasil. Na manhã desta quinta-feira (2), a Polícia Federal cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e aplicou medidas cautelares, incluindo o afastamento de candidatos que ingressaram no serviço público por meio das fraudes. Os mandados foram cumpridos na Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Até as 9h30 desta quinta, um dos mandados de prisão ainda não havia sido cumprido.

Segundo o MPF, o esquema atuava principalmente a partir da cidade de Patos (PB) e envolvia concursos de alta concorrência, como o Concurso Nacional Unificado (CNU) para auditor fiscal do Trabalho, certames da Caixa Econômica Federal, polícias civis, Polícia Federal e até o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As investigações apontam que a quadrilha obtinha provas antes da aplicação, repassando fotos, gabaritos e textos de redação aos candidatos, além de usar documentos falsos para que pessoas mais preparadas realizassem a prova no lugar dos contratantes.

Interceptações revelaram negociações de valores de até R$ 500 mil para fraudes, incluindo a corrupção de vigilantes e desativação de câmeras de fiscalização. O MPF informou que as apurações continuam para identificar todos os membros da organização e os candidatos beneficiados, garantindo a responsabilização criminal de todos os envolvidos.

Os investigados devem responder por fraude em certame público, participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos públicos. A ação conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.