Hugo Motta vê avanço em diálogo entre Lula e Trump e diz que Brasil e EUA só têm a ganhar

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou a conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada nesta segunda-feira (6). O telefonema marcou a retomada do diálogo direto entre os dois países após meses de negociação.
“Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia estão prevalecendo entre Brasil e EUA. Quando o respeito e a conversa franca guiam nossas relações, todos saem ganhando. A Câmara segue atenta e pronta para trabalhar pelos interesses nacionais”, escreveu Motta nas redes sociais.
Segundo o governo brasileiro, Lula aproveitou o contato de 30 minutos para pedir a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros e das sanções contra autoridades do país. Os líderes também acertaram um encontro presencial “em breve”, possivelmente durante a Cúpula da Asean, na Malásia, ou na COP30, em Belém (PA).
No discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU, em setembro, Hugo Motta já havia elogiado a postura do presidente e disse ver com “bons olhos” o fortalecimento das relações internacionais do Brasil.
