Bancada do PT não assinou CPI que investigará crime organizado

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil) anunciou nesta quinta-feira (29/10) a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, que será formalmente criada na próxima terça-feira (4/11). O requerimento, protocolado em 5 de fevereiro de 2025, recebeu 31 assinaturas — número superior ao mínimo exigido — e nenhuma delas de parlamentares da bancada do PT na Casa Alta.

De acordo com o ato de Alcolumbre, a CPI terá como objetivo apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado no país, com foco na atuação de milícias e facções criminosas, incluindo o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC).

“Determinei a instalação da CPI do Crime Organizado para a próxima terça-feira (4), em entendimento com o senador Alessandro Vieira. A comissão irá apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado, com foco na atuação de milícias e facções. É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, afirmou Alcolumbre em nota oficial.

A decisão foi tomada após a operação policial no Rio de Janeiro, considerada a mais letal da história do estado, com 64 mortos. O episódio intensificou as discussões no Congresso sobre a necessidade de ampliar a investigação da atuação de facções e milícias em diferentes regiões do país.

A bancada petista é integrada por 9 senadores: Rogério Carvalho, Beto Faro, Fabiano Contarato, Paulo Paim, Augusta Brito, Humberto Costa, Jaques Wagner, Randolfe Rodrigues e Teresa Leitão.

A CPI do Crime Organizado será composta por 11 titulares e 7 suplentes, com prazo inicial de 180 dias para a conclusão dos trabalhos. Os integrantes deverão ser indicados pelos blocos partidários logo após a formalização do ato de criação.

Com Metrópoles

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.