Deputado Chió não garante permanência na Rede e diz que decisão dependerá de “condições para viabilidade eleitoral”

O deputado estadual Chió (Rede Sustentabilidade) afirmou, em entrevista concedida nesta quarta-feira (5) à CBN João Pessoa, que ainda não definiu se permanecerá no partido para disputar a reeleição em 2026. Apesar de reforçar sua identificação com a legenda, o parlamentar admitiu que a decisão final dependerá das condições políticas e estruturais que a Rede apresentar para o próximo pleito.
“A gente está no partido desde 2018, fui eleito e reeleito pela Rede de Sustentabilidade. É um partido que tem nomes nacionais como Marina Silva, que é uma referência na luta ambiental e climática. Nosso desejo é continuar, é ficar no partido, construir, mas precisamos entender o cenário político que está se desenhando”, declarou.
Chió destacou que o partido vem passando por um processo de reestruturação e que o número de nominatas deve ser reduzido em 2026, o que pode afetar as estratégias eleitorais.
“A tendência é que as nominatas dos partidos diminuam em relação à eleição passada. Estudiosos falam em, no máximo, seis ou sete chapas competitivas no próximo pleito. Então, precisamos avaliar qual é a melhor saída: se continuar na Rede, com a mesma viabilidade que tive na última eleição, ou migrar para um partido de centro-esquerda com perfil semelhante ao meu”, explicou.
Questionado se já teria tomado uma decisão, o parlamentar afirmou que o diálogo interno com as instâncias estadual e nacional da Rede será determinante.
“A gente ainda não está definido, porque precisamos conversar com as direções estadual e nacional para saber quais condições teremos para montar uma nominata forte. Em 2022, conseguimos atrair pessoas importantes para o partido, como Petro Zaraújo e o professor Francisco, que foram essenciais para o resultado de mais de 75 mil votos. Se essas mesmas condições se repetirem, com certeza a gente fica, porque se identifica com a Rede e conhece bem sua dinâmica”, concluiu.
PB Agora
