Paraíba é primeiro lugar no Nordeste em liberdade econômica e quinto lugar no país

A Paraíba foi destacada como o estado com maior liberdade econômica do Nordeste e o quinto melhor do Brasil, no Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE) 2025. No ranking geral, a Paraíba aparece atrás apenas de São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os índices variam de 0 (menor liberdade) a 10 (maior liberdade). A nota da Paraíba foi de 5,66.

O IMLEE considera três pilares: gastos públicos (nota da Paraíba de 7,86), carga tributária (4,39) e regulação do mercado de trabalho (4,74). A Paraíba apresentou evolução em todas essas frentes, refletindo um ambiente regulatório mais eficiente e uma atuação estatal menos intervencionista.

Na dimensão de gastos públicos, que mais elevou a nota geral do estado, são avaliados três indicadores relacionados às despesas do setor público: consumo primário (custeio da máquina pública) dos governos de uma mesma unidade da federação (estado e todos os municípios de sua jurisdição); transferências e subsídios efetuados pelas esferas estadual e municipal da mesma jurisdição; e despesas previdenciárias e com pensões pelas esferas estadual e municipal da mesma jurisdição.

Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, “o Índice Mackenzie reforça a compreensão de que a Paraíba é um ótimo local para se investir, quer seja por ser o estado mais competitivo do Nordeste pelo segundo ano consecutivo, com crescimento econômico e social acima da média regional e nacional, possuir um ambiente de negócios moderno, segurança jurídica, com concessão de incentivos fiscal e locacional atrativos por parte do governo do Estado”.

O que é o IMLEE? – O Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE) é um indicador sintético que avalia até que ponto as políticas públicas e as condições específicas dos estados favoreceram a liberdade econômica — ou seja, a capacidade dos indivíduos de agir na esfera econômica sem restrições indevidas.

Seu objetivo é promover o debate sobre a liberdade econômica e o ambiente de negócios no país, com base em critérios objetivos. Além disso, busca estimular a adoção de políticas públicas que ampliem a liberdade econômica, aprimorem o ambiente de negócios e contribuam para o crescimento e a prosperidade da economia brasileira e de seus cidadãos.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.