UEPB avalia instalação de catracas e reforço na segurança com câmeras inteligentes

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) poderá adotar catracas para controle de acesso ao campus de Campina Grande como parte de um plano de segurança mais rígido. A medida foi discutida em reunião realizada nesta terça-feira (15) entre representantes da Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança da Paraíba.
Segundo a pró-reitora Weruska Brasileiro, o sistema de catracas está previsto para ser implantado nos próximos meses, após adequações na estrutura física da instituição. Já nos próximos dias, terá início o funcionamento de câmeras inteligentes com detecção facial e monitoramento 24h por dia, em parceria com as forças de segurança do Estado.
As novas câmeras serão conectadas ao sistema da polícia e permitirão a identificação imediata de pessoas procuradas ou com mandados de prisão. Internamente, também será implantado um sistema capaz de identificar comportamentos suspeitos e alterações em volumes transportados por indivíduos.
As medidas, que incluem vigilância em tempo real nas vias de acesso ao campus de Bodocongó, seguem o modelo já utilizado no Parque do Povo durante o Maior São João do Mundo. A proposta é transformar a UEPB em um ambiente acadêmico mais seguro e monitorado com tecnologia de ponta.