Homens condenados por violência contra a mulher participarão de ‘Salas de Conversa’ a partir de agosto

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, vai iniciar em agosto novos projetos voltados ao enfrentamento da violência contra a mulher. Entre as ações está o programa “Salas de Conversa”, direcionado a homens presos por crimes ligados à Lei Maria da Penha, e um projeto de leitura sobre violência contra a mulher para agressores já sentenciados.
As iniciativas serão realizadas inicialmente em unidades prisionais de João Pessoa, em parceria com a Vara de Execuções Penais da Capital, a Defensoria Pública e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. “A proposta é conscientizar sobre os impactos da violência nas relações familiares e criar espaços de reflexão e responsabilização”, destacou a juíza Graziela Queiroga, coordenadora da Mulher do TJPB.
Além disso, será promovido um programa de remição de pena pela leitura, aberto a toda a população carcerária, independentemente do tipo de crime.
O TJPB também está firmando convênio com o Ministério Público Federal para a instalação de bancos vermelhos em shoppings de João Pessoa, como forma de conscientização contra o feminicídio. Outra parceria está sendo fechada com a OAB-PB para oferecer assistência jurídica gratuita a mulheres vítimas de violência durante as “Semanas da Justiça pela Paz em Casa” em várias cidades do estado.