Prefeitura de Cabedelo promove MÍDIA DAY para equipes de comunicação das secretarias municipais

Pausa no feed. Play na inspiração”. Esse foi o tema do I Mídia Day promovido pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cabedelo. O evento aconteceu nesta quinta-feira (31), no Auditório do Alemão e foi voltado às equipes de comunicação das Secretarias da Administração Direta e Indireta do município.

O evento reuniu profissionais das áreas de redes sociais, assessoria, jornalismo, design, audiovisual e outras funções ligadas à comunicação institucional das secretarias municipais. A proposta foi criar um momento de integração, capacitação e alinhamento das estratégias e da linguagem da comunicação pública adotada pela gestão municipa

A programação do Mídia Day foi intensa e envolvente: apresentações das funções e setores que norteiam a comunicação pública; e palestras interativas sobre temas como monitoramento de mídia e uso da inteligência artificial na comunicação pública. Tudo pensado para estimular o trabalho em equipe, compartilhar boas práticas e reforçar o papel estratégico da comunicação pública no dia a dia da administração.

“Este evento é importantíssimo e imprescindível, principalmente pelo alinhamento jurídico e pela partilha de ideias e experiências, para que a gente trabalhe em unidade. Nós nos  sentimos muito felizes em proporcionar um momento como esse. O Mídia Day é um legado desta gestão que irá proporcionar muitos benefícios, além de melhorar a comunicação institucional do município”, afirmou a vice-prefeita, Camila Holanda, presente ao evento. 

Durante o workshop, foi apresentado oficialmente o Sistema de Comunicação Social e Institucional (SICSI ) do Poder Executivo Municipal, uma plataforma que visa organizar, integrar e fortalecer a atuação das equipes de comunicação da Prefeitura. Também foi lançado o Guia de Boas Práticas na Comunicação Institucional, que passa a servir como guia para a construção de conteúdos alinhados à identidade visual, ao tom e aos valores da gestão.

Um dos momentos mais importantes do encontro foi a apresentação do Compromisso Ético da Comunicação Pública de Cabedelo, destacando princípios como responsabilidade, clareza, acessibilidade, transparência e respeito ao cidadão.

“Esse evento marca um novo ciclo na comunicação pública de Cabedelo. A ideia é que todos os profissionais se sintam parte de uma rede colaborativa, com objetivos e linguagem em sintonia. Estamos investindo em ferramentas, capacitação e, principalmente, na valorização das pessoas que fazem essa engrenagem girar”, ressaltou o secretário de Comunicação, Paulo Ninho.

“O Mídia Day foi pensado como um espaço de troca, alinhamento e inspiração para quem vive a comunicação pública no dia a dia. Reunir todas as equipes, compartilhar diretrizes e boas práticas fortalece nossa identidade institucional e nos ajuda a comunicar com mais clareza, propósito e responsabilidade. É um passo importante para profissionalizar ainda mais a nossa rede de comunicação”, completou a secretária adjunta de Comunicação, Rivânia Queiroz.

Palestras – O Mídia Day teve início com a assinatura do  “Compromisso Ético da Comunicação Pública” por intermédio dos secretários Paulo Ninho e Rivânia Queiroz, e a distribuição dos guias confeccionados especialmente para o evento. Logo em seguida, o Midia Day contou com a participação do desenvolvedor e especialista em marketing Humberto Ramalho, explanando sobre a importância do monitoramento de mídia, imprensa e dados do WhatsApp. 

A Secom Cabedelo abriu espaço também para o detalhamento dos coordenadores dos setores de jornalismo, foto, audiovisual, design, redes sociais e ouvidoria da Prefeitura, que apresentaram um panorama geral de suas funções, desafios e necessidades. 

Na sequência, os participantes participaram de uma sabatina com temas ligados às práticas legais nas redes sociais,  orientados por uma equipe técnica da Procuradoria Geral do Município,; e ainda assistiriam a palestras e workshops interativos, a exemplo do “Uso da IA na Comunicação Social”, com o professor de informática Vimerson Dantas, e “Operação Eficiente das Redes Sociais”, com o publicitário  Lucas Meireles.

“Fiquei muito contente pelo convite e também muito impressionado por observar o quanto Cabedelo avançou e o Midia Day é um exemplo disso! Nós que trabalhamos com uma startup com o propósito de medir a percepção da imagem da gestão pública com a utilização de dados que coletamos na web, rede social e também na mídia tradicional, já começamos a mapear Cabedelo e iremos em breve ter um diagnóstico para precisar os dados e depois individualizar e alinhar as metas e demandas com cada secretaria”,  afirmou Humberto Ramalho.

Quem esteve presente ao Mídia Day saiu de lá com muitas ideias no papel e a certeza de que, quando a comunicação é feita de forma integrada e com propósito, ela tem o poder de transformar a relação entre o governo e o cidadão.

“Foi de extrema importância, principalmente para a gente que trabalha com as mídias da Prefeitura. Um evento para nos orientar, padronizar os perfis e daqui pra frente deixar tudo certinho e mais esclarecedor para a população que acessar os conteúdos”, comentou Lauanda Euzébio, responsável pela mídia social da Defesa Civil.

“O evento foi super importante, pois as redes sociais institucionais devem mesmo seguir um padrão, com objetivo  de fornecer mais qualidade na informação para que chegue para a população de uma maneira mais clara. Acredito que todos conseguiram tirar as dúvidas e a partir de agora vai haver esse alinhamento”, concordou Jonas Florêncio, co-responsável pela mídia social da Secretaria de Meio Ambiente.

“O Mídia Day foi nossa capacitação e foi o sinal de que vem muita melhoria por aí. Com tudo mais organizado e humanizado, para que a população, quando necessitar de qualquer serviço, possa ter acesso  de forma mais simplificada”, concluiu Tiago Medeiros, responsável pela mídia social da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Mídia Day do Secretariado – Durante o período da tarde, o evento foi reprisado de forma compacta para todos os secretários municipais, também como forma de promoção de unidade no conteúdo oficial dos órgãos municipais e o fortalecimento da transparência na relação com a população. Além disso, atendendo a uma prerrogativa legal dos órgãos de controle, que orientam para uma comunicação institucional padronizada, ética e eficiente.

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