Procon autua banco e notifica outros seis por descumprirem leis de atendimento ao consumidor em João Pessoa

Uma agência bancária foi autuada e outras seis notificadas por desrespeitarem leis que garantem direitos dos consumidores em João Pessoa. A fiscalização do Procon-JP começou na quarta-feira (30) e segue até esta sexta-feira (1º).

O principal motivo das autuações foi o tempo excessivo de espera nas filas. Pela legislação, o tempo máximo de espera é de 20 minutos em dias normais; 35 minutos em véspera ou após feriados; e 30 minutos em datas específicas como pagamento de salários e vencimento de contas.

De acordo com o secretário do Procon-JP, Junior Pires, os fiscais também verificam outros itens obrigatórios, como:

  • Estacionamento exclusivo para carros-fortes;
  • Entrada independente para funcionários e segurança;
  • Cadeiras, água potável, banheiros acessíveis e sinalização para pessoas com deficiência;
  • Rampas, caixas eletrônicos adaptados, e cadeiras de rodas disponíveis;
  • Painel eletrônico com aviso sonoro;
  • Código de Defesa do Consumidor disponível no local;
  • Presença do símbolo da Síndrome de Down em placas de atendimento e prioridade de vaga para esse público.

A agência autuada pode receber multa e tem 10 dias para apresentar defesa. As ações seguem com foco no respeito à legislação e no atendimento digno à população.

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