Eleições 2026: Paraíba é o segundo Estado com maior número de biometrias cadastradas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, participou nesta terça-feira (19/08) do Encontro dos Presidentes do TRE’s com a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carmen Lúcia. Na reunião, foi apresentado o planejamento geral para as eleições 2026 e discutidas outras pautas como biometria, transporte de eleitores e maior participação feminina nas cortes eleitorais do país.

A reunião aconteceu na sede do TSE em Brasília e durou cerca de três horas. De acordo com o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro, a ministra Carmen Lúcia apresentou aos presidentes de tribunais regionais o planejamento geral das eleições 2026. “Foi uma metodologia de planejamento integrado. O TSE quer que todo os TRE’s tenham o mesmo tipo de padronização para preparação para as eleições”.

Segundo ele, a presidente do TSE mostrou o projeto das eleições 2026 e entregou, inclusive, o relatório produzido após várias reuniões ocorridas no TSE. “Essas reuniões foram muito produtivas e com participação de todos os regionais eleitorais. Foi bem interessante”, pontuou.

Outras pautas importantes também foram abordadas. “Logo quando abriu o encontro, a ministra voltou a falar de uma maior participação das mulheres no ambiente dos tribunais eleitorais, da importância da gente sempre fomentar essa política para diminuir a discrepância entre homens e mulheres nos TRE’s”, relatou o desembargador.

Biometria, concurso e transporte

Chegar aos 100% da biometria eleitoral no país é a meta do TSE e o assunto também foi tratado na reunião. Segundo o presidente do TRE-PB, a Paraíba é o segundo Estado do país com maior percentual de biometrizados. “Apresentei a ela nosso plano de ação que realizamos junto à Corregedoria, mas o fato é que o TSE quer que a atividade continue sendo fomentada.”

Pensando nas eleições 2026, a questão relacionada a requisitados, a necessidade de concurso também foram discutidas. “A ministra nos colocou a parte de um projeto de lei que está na Câmara dos Deputados para a abertura de novas vagas. A aprovação dele é muito importante”.

Sobre transporte de eleitores, a ministra direcionou a fala no sentido de encontrar uma solução para facilitar a ida de pessoas idosas e com dificuldades de acessibilidade. “A gente já tem transporte público gratuito, mas ela quer ver se consegue, através dos TRE’S, disponibilizar transporte e vans para que essas pessoas idosas podem ser levadas ao local da votação”.

YouTube
Instagram
WhatsApp
DIÁRIO PB ONLINE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.